terça-feira, 22 de setembro de 2015

R. Manso

Empréstimos

“– Embora eu tivesse lido no tratado “De re rustica” de Catão, o sábio conselho de não emprestar nada a ninguém, emprestei a um amigo o meu kodak. Não só a câmara, como “filma”, papel, a lanterna vermelha, as cubas, banhos para revelar e fixar e os chassis. E ainda lucrei uns cinqüenta por cento na transação, porque embora eu seja muito amigo de X e aprecie profundamente mme X e adore o galante Chiquinho X, essa família adorável estava azedando a minha vida. Nos domingos davam-me logo cedo o prazer de uma visita e me honravam com a agradável tarefa de fotografar X sentado, e de pé, e de costas, e de joelhos, e saltando, e fumando, e não fumando, Chiquinho de cartola, e no velocípede, e montado na vassoura, e de camisa, e sem camisa, e puxando o rabo do gato... A princípio eu tirava as fotografias muito minuciosamente, repetindo as chapas que me pareciam imperfeitas. Quando a vizinhança entendeu de vir se retratar na minha câmara, inventei um sistema aperfeiçoado. Vinham os pretendentes.
– Querem se retratar?
– É isso mesmo que lhe vimos pedir.
– Em grupo ou isolados?
– Um de cada vez se puder.
– Posso, muito. Venha o primeiro.
Chegava um, sentava-se em frente ao aparelho, eu focalizava mais ou menos, apertava a pera do obturador: “Tlac”. Pronto! E chamava:
– Venha outro!
– Eu agora?
– Sim. Você mesmo. Tlac! Pronto! Mais outro!...
Assim eu retratava dez, vinte e mais. De uma vez fotografei cento e tantos habitantes de uma avenida próxima, todos por esse rápido processo. Terminada a tarefa, recebidos os agradecimentos, eu guardava o aparelho muito tranqüilamente, porque é claro que eu não havia carregado. Quando vinham buscar as provas eu respondia que se tinham inutilizado, e ficava por isso.
Ontem foi participar da minha sopa o comendador Leitão, e desejou fotografar-se no meu jardim, por gentileza para comigo. Como a minha câmara e mais petrechos estivessem em poder de X, mandei busca-los e tirei duas chapas do meu amigo: uma dele em pé, junto de um canteiro, cheirando uma rosa; outra, encostado à grade do jardim.
O comendador quis ver revelá-las, e entramos para a câmara escura. A primeira chapa deitada ao banho deixou logo ver umas linhas verticais.
– É a grade do jardim, disse ele, vá com cuidado. Tenho palpite que esse retrato está magnífico.
Continuei a revelar a chapa e, depois de alguns instantes, coloquei-a contra a luz. O vulto já estava se formando, mas ainda indeciso.
– Eu estou achando esquisito, disse o comendador. Na chapa parece que saí muito curvado...
Eu também estranhei, mas continuei a revelar.
Daí a pouco examinei de novo a negativa contra a luz. O comendador olhou-a, esfregou as pálpebras, tornou a olhar e com uma invectiva entre os dentes, abriu a porta e retirou-se. eu fiquei extático, estupefato, sem saber donde me saíra aquele urso. O que a princípio parecera grade do jardim eram os varais da jaula!
Pouco depois X mandava buscar as chapas de ursos e macacos que ele andava fotografando no Jardim Zoológico e me remetera por engano. Veja que estúpido engano! Custou-me a preciosa amizade do comendador Leitão.
Por isso cada vez mais me convenço de que devemos seguir os conselhos dos antigos. Catão quando condenou os empréstimos sabia o que fazia. No entanto ele não podia prever que esse costume viesse, no futuro, a produzir tal catástrofe...”
E o Abreu despediu-se desolado.


Gazeta de Notícias, 8 de agosto de 1911.

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