quinta-feira, 6 de agosto de 2015

R. Manso

O fumo

É uma tolice dizer que o fumo amortece e extingue a memória. Conheço vários credores que são fumantes.
“Pensamentos de João Simplício”

O fumo é um dos piores vícios. Não digo “o pior” porque este superlativo pertence, pela praxe, ao último que se está descompondo. Nos livros de moral para uso da infância, insultam-se os vícios separadamente. Começa-se, por exemplo, pelo jogo: “O jogo é um dos piores e mais horrendos vícios, etc...” Depois de bem desmoralizado o jogo e de afastado o receio de que a criança venha, algum dia, a cair na batota, agride-se o álcool: “Se o jogo é horrendo, pior ainda é o álcool”. Reduzido o álcool a trapos, rompem as hostilidades contra o fumo. “Há ainda um vício pior do que o jogo e o álcool, meus meninos; e vem a ser o fumo...” etc. Cada qual é pior do que os outros, de modo que o último é o pior de todos.
No livro que tenho aberto sobre a mesa todos os vícios são arrumados uns após os outros: o jogo, o fumo, a mentira, a crueldade com os animais, a introdução do dedo no nariz, o álcool, a calúnia e os riscos de carvão nos muros e paredes. O último, naturalmente, é o mais horrível. Vem descrito em cores tais, que me avivaram o remorso do primeiro (e último) retrato a carvão que fiz do meu professor primário. Não sei como agradecer a Deus ter-me livrado desse vício de riscar paredes, o qual, segundo o livro que tenho presente, arrasta tantos jovens à miséria, à doença, ao crime e até à cadeia.
Desse escapei; mas fui empolgado pelo fumo. O homem faz tanto sacrifício para contrair o hábito de fumar que, uma vez viciado, não quer mais perder o trabalho que lhe custou. Eu fui escravo do fumo durante muitos anos. Fumava cigarro, cachimbo e charuto; palha e papel; caporal, turco e goiano; desfiado, picado e lavado... Durante anos fiz projetos e mais projetos, planos sobre planos, de abandonar o fumo. Não que eu receasse perder a memória; absolutamente. Tenho visto fumantes que são capazes de lembrar-se dos 5$ que você lhe tomou emprestados no carnaval atrasado. O meu receio era dos seguintes males: “câncer”, “angina pectoris”, dispepsia, placas dos fumantes e outros. Por mais que desejasse fugir ao cigarro, não havia meio. Fazia um projeto sólido de manhã e fraturava-o antes do almoço. Ao meio-dia, formava resolução firme, atirava à rua os petrechos e deixava definitivamente de fumar – para pedir um cigarro a um amigo daí a meia hora. Recorri aos juramentos solenes, pela salvação da minha alma, pelas cinzas dos antepassados; mas caía em perjúrio à vista do primeiro charuto.
Um dia, finalmente, uma ideia genial me atravessou o espírito. Não foi conseqüência de meditação nem estudo, como as descobertas de Galileu e Newton, mas uma verdadeira inspiração divina. Encontrei ao cabo de tanto esforço, o meio de me libertar do fumo. Em vez de novos projetos e inúteis juramentos, não tomei resolução nenhuma – Deixei simplesmente de fumar. A minha descoberta consiste exatamente nisto: para livrar-se do fumo, o que se deve é “deixar de fumar” e não formar propósitos e juramentos.
Experimentem os fumantes.


Gazeta de Notícias, 14 de maio de 1911.

Nenhum comentário:

Postar um comentário